VasculhARTE
![]() |
| Imagem retirada de https://www.pexels.com/pt-br/procurar/roupa%20usada/ |
Este blog nasceu em 2022, mas este tema sempre fez parte de mim!
O meu nome é Silvana, tenho 45 anos, sou de Aveiro (com raízes Gândaresas), casada e com 2 filhos. Considero-me uma pessoa simples e de origens humildes, o que talvez me tenha formatado a ser como sou! Não cresci a ter muito. Tenho a noção de que qualquer coisa que possuía era obtida com esforço, neste caso, pelos meus pais e outros familiares. Quando era pequena já existia o hábito da roupa circular entre irmãos, primos e conhecidos. Assim foi comigo, usei e dei a usar muita roupa.
Sou uma pessoa de reaproveitar, de recuperar e de valorizar coisas com história. Especialmente roupa... Fascina-me! Quem me conhece sabe que gosto de boas compras, subentendam-se pechinchas. Gosto sobretudo de dar nova vida ao que é "velho". É muito provável encontrarem-me num mercado ou feira local, numa loja de artigos em segunda mão, a remexer... Eu chamo-lhe: "A ARTE DE VASCULHAR!".
![]() |
| Imagem retirada de https://www.pexels.com/pt-br/procurar/roupa%20usada/ |
Sempre que posso, aí vou eu! Fiz das manhãs dos meus sábados, o meu tempo. É algo que me faz pular da cama às 7 da manhã! Depois de um bom pequeno almoço, as energias estão repostas para sair à descoberta! Saquinho no ombro, aí vai ela! Cada mercado é um mundo diferente... por entre tantos e tantos vendedores, chego aos que quero... pilhas e pilhas de roupa, calçado e acessórios jogados a implorar por mim (no meu subconsciente acho que é isto que sinto). É uma aventura, pois para encontrar o nosso tesouro, tem de se escavar muito “lixo”. Se existe algo que dispensava neste processo é o cheiro da roupa usada. Não é que tenha mau odor, mas tem um cheiro característico... não gosto, mas não me faz desistir! Para encontrar o tal tesouro, vão-se desenvolvendo técnicas, o que pode parecer exagerado, mas é o que sinto com o passar do tempo. Começa a ter-se “olho” para os tipos de tecido, costuras, padrões, cores... normalmente não falha! No meio daquela imensidão, lá está a tal blusa da Zara, o casaco da Benetton ou mesmo uma jaqueta vintage, cujo o passar dos anos eliminou qualquer vestígio de marca...não interessa, é sobre o produto em si mesmo. Se durou e fez feliz alguém, é porque é bom e muito provavelmente tem ainda muito mais a dar.
Confesso que fico triste quando a deslocação não produz fruto... mas isso faz parte! Tudo tem mais valor quando é raro. Existe a meu ver, ainda algum estigma relativamente à compra de roupa em segunda mão... Talvez até não por parte dos outros, mas mesmo em mim... antigamente, ou até há alguns anos era algo mais comum à caridade e à pobreza... but not anymore! É cada vez mais uma grande aposta na individualidade de estilos e na sustentabilidade do nosso planeta. As tendências estão a deixar de ser cegamente seguidas pelas massas, e cada pessoa mistura, inventa, reinventa! Parece-me que passou a ser um tipo de afirmação como outros tipos que existem na atualidade.


Magnífico blog onde me vou deliciar com as tuas aventuras e odisseias pelas muitas feiras 28 e afins , na busca do verdadeiro achado. Acho uma iniciativa fantástica falares sobre este tema e desmistificar a questão da roupa em segunda mão,. Posso dizer te que aqui na Suiça é algo muito praticado, c.imensas lojas e também com o chamado vide grenier em que as pessoas poem na porta de sua casa toda a roupa que já não usam e chamam vizinhos e amigos para virem vasculhar ☺️
ResponderEliminarVasculhemmmmmmm😁
Muito obrigada amiga! Bom saber que não estou sozinha!
EliminarMuitos parabens Silvana pela iniciativa. Gosto da tua "fresquidão" de escrita. Todos temos uma paixão a tua já descobri. A minha é mais a decoração mas com uma pontinha de antiguidades. Vou atentamente descobrir uma nova Silvana. Continua :)
ResponderEliminarFicou anónimo mas é a Olga :)
EliminarObrigada Olga <3!
EliminarParabéns... está tudo dito! E como tu... há imensas pessoas que gostam de vasculhar!
ResponderEliminarNo fundo, acho que todos gostamos um bocadinho ;)
EliminarSou o anonimo ...
ResponderEliminarAdoro a tua arte de vasculhar :) obrigada pela partilha. Bora ali vasculhar um dia destes ;)
ResponderEliminarEncontramo-nos num amontoado de tralha qualquer!
EliminarExcelente. O mundo precisa de mais pessoas assim. Parabéns!
ResponderEliminarMuito obrigada!
EliminarFicou anônimo mas Sou a Manu!
ResponderEliminarObrigada Manuela, beijinho!
EliminarParabéns pelo teu blog, Silvana! Adorei o nome😊 Vou estar atenta! Beijinhos
ResponderEliminarObrigada pelo apoio Janete, beijinho!
EliminarParabens prima! Nisso de vasculhar somos tão iguais…o que para muitos e lixo para mim e uma oportunidade de lhe dar uma nova vida …vascolhadoras no poder 😂😘
ResponderEliminarestá no sangue, beijinhos!
EliminarParabéns Silvana! Que este blog tenha muito sucesso! Beijinho
ResponderEliminarMuito obrigada <3
EliminarParabéns pelo projeto Silvana, que tenhas muito sucesso ❤️
ResponderEliminarMuito obrigada <3
Eliminar